Big NO: Guizos na coleira!

     Todos nós de certeza que já colocámos uma coleira nos nossos amiguinhos, a Mel e a Olívia não foram excepção, uma roxa e uma prateada respetivamente para cada uma, cada uma com um guizo… Aprendemos primeiramente com a Mel, que o guizo não era propriamente a coisa divertida na coleira, e ao fim de algum tempo acabámos por arrancá-lo fora.

    Efetivamente é útil, sabermos sempre onde está o nosso amiguinho, visto que em qualquer movimento, o guizo manifesta-se. Mas também vamos pensar, não gostávamos que a cada movimento nosso, ouvíssemos um som vindo do nosso pescoço, exatamente isso pode causar stress ao animal.

    Passar o dia todo a ouvir um barulho tão perto do ouvido pode ser extremamente irritante, para além de claro prejudicar a audição do gatinho, visto que o sistema auditivo deles é sensível e bastante complexo, um ruído tão constante pode acabar por degenerar os tímpanos. Os gatinhos ouvem muito melhor que nós, nós apenas ouvimos até 20.000 hz, os gatos adultos ouvem até 65.000 hz e os gatinhos bebés até aos 100.000 hz

    Outra vertente tem a ver com a caça. Para caçar as presas, mesmo que seja a brincar, é necessário ser silencioso, o que novamente acaba por causar stress, e atrapalhar os instintos naturais de caçador.

    Como consequência disto tudo, o gatinho pode ficar mais irritado e mais agressivo no seu dia-a-dia.


    Coleiras

    Existem outras formas de podemos saber o paradeiro dos nossos gatinhos sem prejudicar o bem-estar deles. Podemos "ensiná-los" a vir ter connosco quando os chamamos, podemos colocar uma placa com o nome dele e com os dados de identificação, caso ele um dia fuja, acaba por não atrapalhar e é útil.


    Podemos na mesma colocar uma coleira se assim o quisermos, mas existem tipos de coleira diferente e mais confortáveis sem barulhos ou guizos.

    O modelo ideal é aquele que atende a todas as necessidades do gatinho, o que acaba por variar de gato para gato. Apesar de ser uma tarefa simples, existindo tantos modelos e opções, acaba por se tornar uma escolha difícil.

    Devemos sempre pensar no gatinho quando comprarmos a coleira, no tamanho e no comportamento dele. O material é bastante importante, nós próprios não gostamos de usar uma roupa ou um acessório desconfortável, e o mesmo é válido para os nossos gatinhos.


 Caso ele ande pela rua, ou pelo jardim, ou por outra região fora de casa, devemos colocar uma placa com a identificação necessária, caso ele se perca.

    E assim foi mais uma! Vemo-nos daqui a uns dias com mais uma publicação! 😌
    
    Referênciashttps://www.zooplus.pt/magazine/gatos/adotar-um-gato/coleiras-com-guizo-prejudiciais-para-os-gatos



Comentários