Gatos VS Frio

     Como protegê-los das baixas temperaturas? Afinal, os gatos sentem frio? Quais os cuidados a ter no Inverno? A primeira coisa a observar é se as extremidades dele estão geladas. Sentir com os dedos a temperatura do nariz, das orelhas e da pontinha do rabo. Se estão quentinhas, o gato não está com frio. Se estão geladas, ele precisa de mais mantinhas. Isso acontece porque, assim como nós, o corpo deles prioriza a circulação de órgãos vitais. Então não nos podemos deixar enganar: o gato com orelhas geladas está com frio mesmo que sua barriguinha esteja quente.



    Todos nós que temos gatinhos, já passámos pela experiência de o ter deitado a dormir na nossa barriga, e percebemos que eles são bichinhos muito quentinhos. A temperatura corporal destes bichinhos está entre 38 e 39,2 graus, apenas alguns graus a cima da temperatura do humano. Mas tal como nós, eles também podem ter febre ou hipotermia.


    Mas se prestarmos atenção, vai ser fácil perceber que o nosso gatinho está com problemas de saúde. Basta ficar atento a alguns sinais. 

    1. Gripe

    Conhecida como a gripe dos gatos, esta doença é causada por um vírus, e é bem semelhante à gripe dos humanos. Os seus principais sintomas são:

        Tosse;
  • Espirros;
  • Febre,
  • Olhos remelado.

    2. Bronquite ou asma felina

    A asma ou bronquite felina é um dos problemas mais comuns nos gatos. Especialistas dizem que uma percentagem alta dos felinos possui esta patologia, que aparece especialmente no frio. Os sinais são:

  • Tosse;
  • Perda de peso;
  • Apatia;
  • Dificuldade de respirar,
  • Perda de apetite.

    Além disso, os veterinários dão uma dica para perceber que o nosso gatinho está doente: prestar atenção à higiene. Os gatos são muito cuidadosos e, caso apareçam com os pelos sujos, é um sinal que algo está errado.


    O segundo sinal de frio é o pelo. Os pelos mantém o gato aquecido ao prender uma camada de ar entre si, o que é feito com mais eficiência ao se eriçar. Logo, se o gato está com os pelos eriçados, principalmente quando se deita encolhido ou em forma de bolinha, é porque está  com frio.




    Apesar de eles serem bichinhos quentinhos, eles também sentem frio como nós. Nas temperaturas mais baixas, os gatinhos ficam mais suscetíveis a doenças e problemas de saúde. Quando o gato tem frio, acaba por procurar locais quentes, perto dos seus humanos, e até mesmo esconder-se em baixo de mantas. É também normal que ele entre nos armários ou guarda-roupas, ou então espalmado ao sol numa janela.

    

    Podemos, por exemplo, colocar uma almofada grande, com uma manta por cima, para que ele fique mais aquecido. Outra opção é colocar uma almofada dentro de uma caixa de papelão e, por cima, uma manta quentinha. Eles adoram caixas e costumam aceitar bem uma caminha feita com elas. Outra dica é colocar mantas e cobertores em cima dos sofás.



    A última coisa a observar são os sinais de alerta. Quando estão com muito, muito frio, os gatos podem tremer – e isso é perigoso, pois indica hipotermia: aqueça-o urgentemente com mantinhas e, se necessário, enrole a manta numa garrafa com água morna. Outro sinal de alerta são espirros, nariz a escorrer o os olhinhos com remelas, o que pode indicar uma gripe (rinotraqueíte). Mas o nariz seco também é um alerta, pois é sinal de febre.



Comentários