Cat-ografias: Como tirar?

     Todos os amantes de gatos e de fotografia, de certeza que já pegaram na câmera, tentaram colocar o gato numa posição quietinho, mas que acabou por sair tudo desfocado, porque o gato se mexeu.

    A melhor forma de fotografar um gato, é no próprio dia-a-dia dele, ou seja, andarmos a percorrer a casa com a câmera atrás, à espera do melhor momento, que até pode ser a beber água.



By Francisca Ferreira

   

     Posições naturais e nos sítios mais confortáveis para eles, resultam em fotografias mais naturais. Experimentar ângulos diferentes, de cima, de baixo, ou até mesmo longe, usando o zoom para capturar melhor os detalhes do focinho, das orelhas, etc.

    Tentar atrair a atenção do gato, usando um brinquedo, comida, com a ajuda de outra pessoa, também pode ajudar na altura de tirar as fotografias.

    Uma outra dica é utilizar o modo de disparo contínuo, assim, caso o gato se mexa, pode ser que consigas capturar alguma fotografia interessante. Tenta também focar em pontos estratégicos, como os olhos, ou o focinho, por exemplo, para conseguires capturar as emoções do gatinho.

     Devo confessar que um dos meus tipos de fotografia preferida é de longe mas com um zoom gigante na cara, no focinho, para captar todos os pormenores do pelo e dos bigodes, que na minha opinião fica espetacular.



By Francisca Ferreira 

    

    Dependendo do gato, temos que fazer movimentos calmos e lentos, para não o assustar, também não devemos fazer movimentos bruscos, e claro, temos de ser pacientes, às vezes nós podemos querer, mas o gatinho não.

    Uma dica de ouro é não usar o flash! Primeiro porque podes assustar o gato, e podes magoar os olhos. Podes contornar a situação, mexendo no ISO, ou usando uma luz, como uma lâmpada ou uma luz de estúdio. 

    Depois disto tudo, foste tirar fotografias e não ficaram como querias? Não desesperes. Existe sempre solução. Todas as minhas fotografias passam da Canon diretamente para o Adobe Lightroom, exatamente porque nenhuma fotografia é perfeita, e há sempre espaço para melhorar.

    Na fotografia da esquerda, como podemos ver, existe demasiada luminosidade, e quase não se nota o reflexo no vidro. O que fiz foi basicamente diminuir a luminosidade e aumentar o contraste, para aumentar os pretos e diminuir os brancos, o que fez com que a fotografia ganhasse bastante mais destaque e que se notasse os pormenores dos pelos, dos bigodes e claro, o reflexo no vidro que era o ponto chave da fotografia.

    Posto isto, espero que a partir de agora tires muitas fotografias aos teus gatinhos e que as partilhes das redes sociais, para toda a gente os ver! 😻

Até à próxima!


By Francisca Ferreira

By Francisca Ferreira












Comentários