Gatinhos Bebés: Dicas

     

    Todos nós que temos gatos, possivelmente já passámos pela fase baby deles, mas para quem nunca passou, é importante saber algumas coisas.

 



    Os gatinhos não devem beber leite de vaca, embora esteja muito associada a filmes, como o Gato das Botas, em que o personagem principal, vai a um bar e pede um copinho de leite para beber. O leite de vaca tem uma composição diferente, é rico em lactose e pobre em proteínas. Quando alimentados por esse leite, os gatinhos podem ter diarreia, gases ou até mesmo desnutrição, se apenas beberem desse leite. Por isso mesmo, o gatinho só deve beber leite da própria mãe ou então algum substituto indicado pelo veterinário.



    Também é importante ter em consideração que para além de estarem agora a conhecer o mundo, os gatinhos precisam de algum tempo para se adaptarem à sua nova casa e aos seus donos, (e irmãos, caso vá para uma casa com mais gatos), normalmente os gatinhos passam à fase adulta quando completam 1 ano de vida.


    Se o teu gatinho dormir entre 16 e 20 horas por dia, não te preocupes, é normal. Os gatinhos nesta fase dormem muito, pelo que caso existam crianças na casa, se deve alertar para respeitar o descanso do gatinho.



    Cada gatinho tem a sua própria personalidade, cada um com os seus hábitos e manias. Nesta fase inicial é boa ideia começar a habituar o gatinho a certas coisas, como horas de refeição, idas ao veterinário. É importante que cada uma dessas novas experiências seja proporcionada ao gato de uma forma cuidadosa, mas o gato não ganhar nenhum trauma.


    De todas as orientações e dicas, provavelmente talvez a mais importante seja a de colocar proteções, como as dos bebés, para proteger o gatinho de possíveis quedas, ou então fechar certas zonas da casa, que não estejam seguras para o gatinho. Fechar janelas também é um hábito que todos os donos de gatinhos indoor, têm que criar.



    Uma dica bastante útil e universal é, por muitos brinquedos que comprem, o preferido deles sempre vão ser as caixas, quer eles tenham 2 meses ou 2 anos. Uma dica é espalhar caixas pela casa, para ele puder brincar. As caixas para os gatinhos são como um refúgio quando ele se sente ameaçado por alguma coisa.



    Ao contrário dos cães, os gatos são bastante independentes e ensiná-los a fazer as necessidades não será uma tarefa difícil. Na maioria das vezes, aliás, não dará trabalho nenhum, já que os gatos agem muito por instinto.

Comentários