Vou de férias: O que fazer?


    Obviamente, o primeiro aspeto a ter em conta é o período de tempo que vais estar fora. Quantos dias vais de viagem? Não é o mesmo ir uma semana ou um mês inteiro. Os gatos são animais que costumam estabelecer as suas rotinas e custa-lhes adaptarem-se às mudanças. Por isso é importante manter o animal o mais cómodo possível, qualquer que seja a opção escolhida.


    1. Deixar o seu gato em casa

    Esta é a melhor opção, sempre. Como disse, os gatos não são grandes apreciadores de mudanças, por isso uma transferência para outro ambiente poderia deixá-los muito nervosos. Assim sendo, se estiveres fora durante um curto período de tempo, é sempre melhor que o deixe em casa. Desta forma não o retira do seu espaço habitual, poupando-lhe o sofrimento que lhe pode causar adaptar-se a um ambiente novo.

     Se pretendes deixar o teu gatinho sozinho em casa, deve ter em conta o seguinte:

  • Encontrar um amigo: Até os gatos mais independentes necessitam de um pouco de contacto diário. É importante que seja alguém que o visite todos os dias. Esta visita diária mantem a vida do teu gatinho sem altos e baixos, ao garantir-lhe o fornecimento de comida, água e a limpeza. Além de tudo isso, um pouco de interação social irá ajudá-lo a perceber que em breve estarás de volta e tu, por sua vez, terás a confirmação e a tranquilidade de saber que tudo está bem em casa.

  • Deixar-lhe alimento: Certifique-se de que tem a quantidade suficiente da sua comida habitual para que dure durante todas as férias. De igual forma, reduzir as mudanças de rotina na alimentação do seu animal de estimação irá ajudá-lo a manter-se saudável e feliz.

  • Manter o seu gato ocupado: Certifica-te de deixar ao seu alcance os seus brinquedos preferidos. Os postes e arranhadores são ideais para evitar que arranhe os móveis por aborrecimento, os brinquedos com catnip são uma grande ideia para que se interesse pelos mesmos, e assim se mantenha entretido. Independentemente disso, pede à pessoa que se irá encarregar de o visitar que dedique também alguns minutos a brincar com o gatinho, para que ele não se sinta sozinho.

  • Cuidar da sua higiene: É muito importante certificarmos- nos que a sua caixa de areia se encontra fresca e limpo, para que ele possa permanecer o mais limpo possível. A pessoa que se encarregar da visita diária também deve ocupar-se da limpeza diária e da reposição da areia, sempre que seja necessário. Se só for fazer uma escapadinha de fim-de-semana e não tiver pedido a ninguém que tome conta do seu gato, podes preparar-lhe duas caixas de areia para que assim tenha espaço suficiente para fazer as suas necessidades.

  • Torne a sua casa segura: Se fores deixar o teu gatinho sozinho em casa, é importante dedicar uns minutos a certificar-se de que todas as possíveis vias de entrada ou saída da sua casa estão devidamente fechadas, para que não possa escapar. Atualmente também já se pode comprar um câmara de vigilância por wifi para que possar vê-lo sempre que quiseres.



    2. Deixar o teu gato em casa de algum conhecido

    Se por qualquer motivo não puderes contar com a ajuda de alguém que visite o teu gato em casa, o melhor é levá-lo para a casa de algum amigo, familiar ou cuidador, que goste de animais e que melhor possa tomar conta dele no seu lar. É importante ter em conta que o gato pode demorar algum tempo a  adaptar-se a esse novo ambiente.



    3. Deixar o teu gato num hotel felino

    Se não tiveres a possibilidade de um amigo ir à tua casa ou de deixar o gato em casa de alguém, podes sempre recorrer aos hotéis felinos. Para escolher a melhor opção de alojamento é importante pôr de parte algum tempo para procurar o lugar mais adequado.



Comentários